sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Barco é um artefato construído por um ser humano, capaz de flutuar e se deslocar sobre a água que envolve vários princípios da física e da geometria bem antes de Arquimedes os antigos compreendiam a importância da relação entre o peso e deslocamento, as transformações de energia e cedo perceberam a utilidade da física aplicada nesse tipo de transporte.
Toda construção feita de madeira, ferro, aço, fibra de vidro, alumínio ou da combinação desses e de outros materiais, com uma forma especial, servindo para transportar, pela água, pessoas ou cargas é sinônimo de embarcação e designada de vários modos em diversas culturas. Adaptado a vários tipos de propulsão, cedo na história se percebeu que este meio de locomoção oferecia muitas vantagens.
 
A utilização dos barcos como meio de transporte, remete-nos para 5000 anos atrás, na civilização ocidental, com a invenção do barco à vela.
Recorrendo à força do vento, ficou possível deslocar pessoas e mercadorias por distâncias cada vez maiores. As embarcações foram-se desenvolvendo, assim como a habilidade do marinheiro em reconhecer as direcções do vento para a realização da travessia desejada. Com isto nasceu a Rosa dos Ventos.
A época dos descobrimentos deu-se com o recurso aos barcos e a navegação era feita pela observação das estrelas. Só que ainda não se podia velejar contra o vento, mas a descoberta das correntes marítimas alterou esta situação. O certo é que foram os barcos que permitiram descobrir novos povos, culturas e realidades.
   Cedo na história se percebeu que este meio de locomoção oferecia muitas vantagens. Feitos dos mais variados materiais, de formas diversas e com muitos propósitos, este meio de transporte é ainda hoje muito usado no transporte de pessoas e mercadorias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário